domingo, 7 de dezembro de 2008

"Tem que pagar pra ver, tem que ver pra crer (...)"

Depois de duas longas semanas sem postar por aqui muita coisa aconteceu, é claro. Assisti (lamentavelmente) ao filme Max Payne, cujo maior atrativo além da direção de arte e de duas cenas à la Matrix com efeito "bullet time", foi a parte em que o alarme de incêndio do cinema disparou, causando a interrupção do filme e uma reação, no mínimo curiosa, de todos os que se encontravam na sala do cinema.

Aliás, já que toquei no assunto, vou aproveitar para me estender sobre o tema. Não sei se isso já ocorreu com algum de vocês ou se já ouviram algum caso sobre o disparo de alarmes de incêndio, sobretudo no cinema, mas pelo menos comigo foi a primeira vez que isso ocorreu ao ver um filme. Curiosamente, não funciona. Ou, pelo menos, não como deveria funcionar. No momento em que soou o primeiro toque do alarme, acredito que todos, assim como eu, durante uma fração de segundo, acreditaram que era algum som vindo do filme, até que veio o segundo som já acompanhado das luzes vermelhas e assim continuou. A projeção foi interrompida, as luzes se acenderam e......todos os espectadores continuaram no mesmo lugar. Não, não foi uma correria generalizada do tipo "Run to the hills, run for your lives!!!". Todos, inclusive eu, ficaram se entreolhando sem saber o que fazer. A primeira coisa que veio à minha cabeça foi "Caralho, eu gastei dinheiro à toa com o filme?!" (se bem que, com incêndio ou sem incêndio o dinheiro foi desperdiçado), depois "Porra, que doido! Nunca imaginei que isso fosse acontecer!" e, finalmente, meu superego resolveu entrar em ação: "Ok...não vejo chamas ou fumaça...e nem sinto o cheiro de queimado..." (superego um tanto quanto ineficiente, diga-se de passagem...). Ora, aquilo era algo inédito! Não é todo dia que um cinema da sua cidade pega fogo justamente no momento em que você decide sair de casa para ver um filme. Mas eu fiquei decepcionado com a falta de emoção da situação...é verdade.

Bom, pelo sim ou pelo não, uma turma de meia dúzia de pessoas que estavam sentadas mais à frente decidiram abandonar a sala. Perderam tempo. Assim que saíram, o alarme parou de soar, as luzes se apagaram novamente e o filme foi retomado no ponto em que havia sido interrompido. E é aí que eu pergunto: e se o cinema realmente estivesse em chamas?! Certamente que aquele que vos escreve neste momento estaria em processo de reconhecimento da arcada dentária.

Acredito que pela falta de tragédias incendiárias no nosso dia-a-dia, muitos de nós são pegos de surpresa com essas eventualidades e acabam caindo na mesma situação que eu e os outros espectadores: ficar sem saber o que fazer. Garanto que todos, assim como eu, não acreditavam que realmente estivesse ocorrendo um incêndio no local...o pior é que parecia mesmo mentira. Mesmo que SEMPRE passe aquele aviso no início de cada sessão sobre como proceder no caso de incêndios, ninguém fez a coisa da forma correta. "E a galera que resolveu sair da sala, Alex?! Eles fizeram a coisa certa!". Não, não fizeram...porque eles não saíram pela porta de emergência (ou seja, teriam se fudido da mesma forma hahahah).

Até hoje não sei se havia algo pegando fogo, se foi alarme falso ou se foi uma simulação. Seja como for, em qualquer um dos três casos, foi um tremendo desastre...sobretudo no caso de uma simulação. Agora, quem ficou realmente queimado na história foi o cinema, já que NINGUÉM, nem mesmo alguma voz do além, surgiu para esclarecer a situação para aqueles que ficaram sem entender absolutamente nada do que se passou naquele momento.

Bom, é aquela velha história de achar que tudo só acontece com o vizinho. Vai nessa, campeão...um dia você se fode.


PS.: Gostaria de aproveitar o final do post para desejar boa sorte à Erika (Erú) e à Luíza, que começaram a prova da 1ª etapa do vestibular da UFMG neste exato momento (14:00)!

3 comentários:

Marias Salinas disse...

no Brasil eu nunca vi esses treinamentos!
acho que falta por aqui e as pessoas ficam sem saber o que fazer!
mas assim fica parecendo que a vida não vale nada...foi dado o aviso e as pessoas "pagaram pra ver".

(débora)

/ / / disse...

ahsueahseuasheuase
é, nunca passei por isso também.
acho que eu ia ficar parada, se não visse nenhuma fumaça ou cheiro de queimado, também... eu ia pensar que era brincadeira, provavelmente.
um dia a gente se fode, assim...

=DDDDD
brigada pelo ps =DDDD

Padawan disse...

Max Payne nem é tão ruim...
o Audio, efeitos sonoros ficaram muito bons!!!!!!! iguais ao do jogo...