segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Inutilidade do mundo moderno

Quem me conhece de perto sabe muito bem que eu não gosto de conversar no telefone e que possuo uma grande antipatia por aparelhos celulares. Deixo desligado sempre que posso, e isso deixa muitas pessoas extremamente irritadas comigo. Eu definitivamente só uso o tal aparelho porque não tenho outra alternativa ao sair de casa. Antes eu era adepto dos orelhões, mas agora os tempos são outros e esta opção nem sempre é tão conveniente quanto ter um celular em mãos.

Ok, convenhamos: o aparelho tem sim sua utilidade, é claro. E muito. Mas a minha antipatia de celulares não tem sua origem no fato de eu não gostar de conversar por telefone. Vou ilustrar com uma situação real que me aconteceu ontem à noite:

Lá estava eu, prestes a dormir, quando vejo uma propaganda da Nokia na TV. Já sem as lentes de contato, mas com o ouvido ainda muito apurado, eis que eu escuto "blábláblá celular com 8GB de armazenamento!". Agora eu me pergunto: qual a utilidade de um celular com 8GB?!?! Meu primeiro computador não tinha isso tudo no seu HD! (ok, isso foi há milênios). É praticamente impossível um ser humano ocupar todo esse armazenamento apenas com um aparelho celular. Será que a maioria das pessoas tem alguma noção do que vem a ser 8GB em termos de dados digitais? Provavelmente não. E é exatamente aí que entra a questão. Qualquer um que leia isso vai pensar "ah, mas um celular tira fotos, faz vídeos, serve como rádio, mp3 player, gravador digital, navegador de internet, aparelho de TV (acreditem, é verdade...alguns fazem isso), etc". Claro, e daqui a pouco vai lavar roupa, fazer pipoca e, de quebra, um cafezinho também...mas continuam sendo uma mixórdia na função mais básica para a qual deveriam prestar: efetuar e receber ligações.

As pessoas compram aparelhos eletrônicos e pagam por funções das quais não possuem conhecimento e que provavelmente não irão nem desfrutar totalmente. Talvez, quando pararem de brincar de James Bond e Ethan Hunt com esses aparelhos ultra-modernos (e que ainda fazem muitas pessoas reclamarem da "merda do celular") e voltarem a pensar nele como algo destinado às telecomunicações, minha antipatia vá embora.

5 comentários:

Marias Salinas disse...

nossa, Alex!
meu celular tem mp3, tira fotos, toca rádio...só não tem a TV, pq eu não vejo TV. tipo, nunca.
e sabe o q ele não faz muito bem? ligações.
eu disco um número, o celular fica mudo, rindo por dentro da minha tentativa de ligar!
(débora)

Isabella Augusto disse...

Tenho um amigo que compartilha de sua mesma antipatia, vcs são muito contra o mundo moderno!

Unknown disse...

Inicialmente eu tenho que expressar meu primeiro sentimento ao ler este artigo....passei mal de rir! Praticamente enxerguei você falando tudo isso na minha frente (convenhamos, já ouvi esse discurso milhares de vezes!). Em parte concordo com você. As inúmeras funções que um aparelho celular apresenta hoje em dia, são muitas vezes desnecessárias, visto que, seus proprietários não utilizam ou têm ciência de 80% das funções disponíveis, fazendo uso apenas do básico que é efetuar e receber ligações. Por outro lado, vindo de quem vem, tal crítica demonstra a sua enorme "antipatia" e "mente restrita" para o avanço tecnológico. De certa forma devemos encarar isto como um progresso cada vez maior no que diz respeito a praticidade (peça fundamental e quase que indispensável atualmente). Tente ver por este ângulo....

Unknown disse...

BWHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHUHAUH!!!!!!!!!!


HUHAUHAUEHUHUHUAHUEHUA


HUEHEU

Anônimo disse...

Celular com radio e mp3 cai bem! O resto é lorota...