terça-feira, 17 de março de 2009

Em algum lugar no tempo...

Após 3 meses sem postar neste blog eu resolvi baixar aqui pra tirar a poeira e as teias de aranha para falar sobre uma das coisas mais incríveis que já presenciei até hoje (eu fiquei muito tempo parado porque estive completamente à toa durante as férias...como não acontecia nada de interessante, eu não tinha nada para postar por aqui).

Semestre novo, calouros novos, nova rotina, novo show do Iron Maiden...Opa! Outro show no Brasil em um intervalo de apenas 1 ano?! Sim, e digo: foi "ducaralho"! Mas vamos voltar um pouco no tempo, quando tudo começou, e depois eu retorno neste ponto.

Bom, tudo começou quando meus pais se conheceram, em 1980 e...(ok, não precisamos voltar tanto no tempo).

Quando comecei a escutar heavy metal, eu estava com 14 anos de idade e a banda que serviu como o gatilho para a paixão que eu iria desenvolver fervorosamente nos anos seguintes foi o Metallica (que se tornou minha banda favorita desde então). Acontece que, enquanto eu estava me viciando em Metallica, meu primo (Gabriel) não parava de escutar o Iron Maiden, o que gerava certa "rivalidade" (coloco entre aspas porque nenhum de nós desconsiderava a qualidade da banda que o outro escutava) entre nós dois sobre qual das duas era A banda. Mas essa "rivalidade" desapareceu rapidamente e quando me dei conta eu já estava contaminado pelo som do Maiden.

Pouco menos de 1 ano após isso, o Iron Maiden veio ao Brasil, em 2004, mas não pude fazer mais do que acompanhar as notícias sobre o show na TV. 5 anos de espera e finalmente eu e o Gabriel pudemos ver a Donzela de Ferro em março de 2008, pela 1ª vez, em São Paulo. E, como todos dizem: a 1ª vez é inesquecível. Como se não bastasse, a turnê, nomeada "Somewhere Back in Time", iria englobar as músicas dos três maiores álbuns da banda (pra quem nunca reparou, o nome do meu blog veio de um destes álbuns, como uma homenagem e por uma escolha de significado pessoal), da era conhecida como "The Golden Years", em uma verdadeira volta aos anos 80 e um festival de clássicos. Oportunidade única. Todos que vieram conversar comigo pra perguntar sobre o show sabem que meus olhos se encheram d'água ao ver a banda subindo no palco ao som de Aces High, assim como em outras músicas. Foi uma experiência marcante e, apesar de não ter conseguido visualizar o palco direito por causa da altura extremamente baixa (do palco.......e por causa da minha altura também hahah) eu saí do estádio com um sorriso de orelha a orelha, enquanto olhava pro meu primo, que sorria de volta refletindo a satisfação por ter estado ali, no meio de 40 mil pessoas enquanto presenciávamos a performance da banda britânica. Aliás, talvez o mais incrível tenha sido duas coisas em especial que o destino me reservou naquele dia: uma delas foi a oportunidade de poder ter acompanhado aquilo tudo ao lado do meu primo (e nós nem sabíamos o que nos esperava no ano seguinte); a outra foi uma coincidência um tanto quanto curiosa que envolve uma pessoa que não vou citar o nome aqui, pois ela sabe quem ela é, e isso já é o suficiente. Enfim, coisas da vida.

O ano de 2008 foi chegando ao fim e a notícia vem em peso novamente: Iron Maiden de volta ao Brasil em março de 2009 para a parte final da "Somewhere Back in Time - World Tour". Planos foram feitos (ainda que alguns não tenham dado certo, infelizmente) e, novamente, eu e o Gabriel com nossos ingressos na mão apenas esperando pelo dia 15/03/2009. E agora eu retorno para aquele ponto em que havia parado no começo do texto. Vou pular várias partes - que pretendo comentar em outro post exclusivo pra isso - e ir direto para o que interessa. Não pretendo fazer aqui um review da apresentação da banda. Pra quem estiver afim de ler isso, procure no Whiplash que você vai encontrar reviews aos montes.

Assim que as vendas foram anunciadas, fiz questão de garantir nossos ingressos nos primeiros minutos de venda, para o show de São Paulo. Acontece que após algum tempo, anunciaram uma data em BH, o que me fez pensar sobre que rumo eu iria tomar, mas acabei me decidindo pelo show de São Paulo mesmo, e o Gabriel também me acompanhou nesta decisão: foi a escolha mais do que correta.

Ainda que o 1º show tenha sido mais marcante, esta última apresentação foi ainda mais espetacular, superando todas as expectativas. Tanto que não conseguíamos acreditar naquilo que nossos olhos viam (e dessa vez nossos olhos REALMENTE viam o palco). Posso afirmar com certeza absoluta de que foi o melhor show de toda a minha vida até o momento. A banda ainda é a mesma e o setlist sofreu poucas modificações de 2008 pra 2009, mas ver o palco completo com os efeitos pirotécnicos e tudo mais é algo sem igual. E o melhor de tudo era saber que a promessa feita pela banda de que aquele seria o maior show JÁ FEITO na América do Sul, estava sendo cumprida: a banda juntou nada mais, nada menos do que 63 mil pessoas no autódromo de Interlagos, o que veio a se tornar oficialmente o maior público do Iron Maiden em um show exclusivo da banda. Não sei se vocês têm alguma noção do que isso vem a ser, visualmente falando, mas imaginar esse público ou ver pela TV não é, NEM DE LONGE, a mesma coisa que ver ao vivo. Pouco antes de o show começar, eu subi nos ombros do Gabriel pra dar uma olhada ao nosso redor e simplesmente não conseguia acreditar naquilo que eu via. Esta certamente foi uma das cenas mais impressionantes que já tive a oportunidade de ver ao vivo. Se no show do ano anterior nossa satisfação já foi imensa, neste último ela superou tudo o que eu poderia imaginar. Não dá pra explicar em palavras a sensação que vem assim que as luzes se apagam e a música de introdução começa a tocar enquanto você espera ansiosamente pelo momento em que a banda sobe ao palco - quem já passou por isso sabe do que estou falando. Isto acontece comigo em todos os shows que vou, mas com 63 mil pessoas vibrando de ansiedade e emoção ao seu redor, a intensidade desta sensação é multiplicada de forma inimaginável. De quebra, ainda participamos de um momento histórico para a banda. Ver o Iron Maiden ao vivo é uma experiência pela qual todos que curtem uma boa música deveriam passar. Simplesmente incrível.

A banda deixou o palco com a promessa de um álbum novo em 2010 e uma nova passagem pelo Brasil em 2011. Mais uma vez estarei presente. Agora só estou curioso pra saber como vai ser o show em BH no "excelente" ginásio Mineirinho, amanhã. Quinta feira eu descubro isso hahahah. Pra fechar com chave de ouro em homenagem a toda essa história que começou em 2003:

Up the Irons!

Nenhum comentário: